sexta-feira, 3 de maio de 2013

PARA A INDRA


O crescimento acelerado do conhecimento resulta do contínuo avanço da ciência e de novas tecnologias, em particular, das tecnologias da informação e da comunicação, e a redução dos custos de produção facilita a circulação, em nível global, de produtos industrializados, commodities, serviços e equipamentos, tendo a Internet papel de destaque na administração da produção, na acessibilidade ao comércio eletrônico e no aumento da terceirização e da realocação internacional de negócios. De acordo com A. Rodrigues et al., em Conhecimento e Inovação para a Competitividade, no curto período de quinze anos, entre 1990 e 2005, a parcela representada pela importação e exportação, em relação ao produto interno bruto mundial, aumentou de 38% para 55%. A competitividade internacional baseia-se mais na capacidade tecnológica e na inovação que em recursos naturais e fatores básicos da produção. Segundo Michael Porter, em A Vantagem Competitiva das Nações, a vantagem, nesse contexto, decorre mais da inovação técnica e do uso competitivo do conhecimento ou da sua combinação.
                No que se refere ao Brasil, o índice de competitividade global do Fórum Econômico Mundial (2010-2011) sugere que o país, no 58.o lugar entre 139 pesquisados, deve vencer três desafios no atual contexto de globalização. O primeiro refere-se à melhora das condições básicas de estímulo ao crescimento, que incluem, por exemplo, ambiente macroeconômico estável, instituições eficientes, infraestrutura moderna, educação e saúde de qualidade. O segundo relaciona-se ao aumento da eficiência da economia, com o aumento da competitividade doméstica, com a capacitação da força de trabalho e com o desenvolvimento da habilidade de usar recursos tecnológicos modernos. O terceiro, por sua vez, diz respeito ao aumento da
capacidade de inovação, por meio da sofisticação comercial e da habilidade de desenvolver e adotar novos produtos, processos e serviços.

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

INOVAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE: O CASO BRASILEIRO

Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
·         síntese do desenvolvimento econômico do Brasil nas últimas três décadas;
·         inovação e crescimento econômico no Brasil;
·         principais instrumentos, instituições e capital humano do sistema brasileiro de inovação.

2 comentários: