terça-feira, 28 de maio de 2013

PRODUÇÃO DE TEXTOS FTM 2013



PRODUÇÃO DE TEXTO
Texto 1

FIGURA:

E SE EU NÃO ESCREVESSE
MAIS
PRA NINGUÉM
NO FACEBOOK?
MENSAGENS DE
ANIVERSÁRIO
SOBRARIA
ALGUM
NO MEU
DIA...
TEMPO
LIVRE
...E FOI ASSIM QUE EU CONSEGUI TEMPO
PARA SER
.
PINTOR, ESCULTOR,
MATEMÁTICO, MÚSICO, BAILARINO,
HALTEROFILISTA E CAMPEÃO
DE BOLICHE
NÃO SAIA DAÍ,
A GENTE VOLTA JÁ
COM MAIS
.
LEONARDO
DA VINCI
(www.tecnologia.uol.com.br. Adaptado.)
Texto 2
Os povos primitivos não conheciam a necessidade de dividir o tempo em filigranas. Para os antigos não existiam minutos ou
segundos. Artistas como Stevenson ou Gauguin fugiram da Europa e aportaram em ilhas onde não havia relógios. Nem o carteiro
nem o telefone apoquentavam Platão. Virgílio nunca precisou correr para apanhar um trem. Descartes perdeu-se em pensamentos
nos canais de Amsterdã. Hoje, porém, os nossos movimentos são regidos por frações exatas de tempo. Até mesmo a vigésima parte
de um segundo começa a não mais ser irrelevante em certas áreas técnicas.
(Paul Valéry. A contagem do tempo prejudica a criatividade. www.citador.pt. Adaptado.)
Texto 3
Quem estuda a criatividade diz que a produção criativa não pode ser atribuída exclusivamente a um conjunto de habilidades
e traços da personalidade do criador. É preciso levar em conta o contexto social, histórico e cultural que influencia a capacidade
inventiva. Para Mihaly Csikszentmihalyi, professor de Psicologia e Educação da Universidade de Chicago, é mais fácil desenvolver
a criatividade das pessoas mudando as condições do ambiente, do que tentando fazê-las pensar de modo criativo.
Csikszentmihalyi diz que a criatividade não está dentro dos indivíduos, mas é resultado da interação entre os pensamentos do
sujeito e o contexto sociocultural. Ele afirma que ela deve ser compreendida não como um fenômeno individual, mas como um processo
sistêmico. Na sua avaliação, é um processo que resulta da interseção de três fatores: o indivíduo, que traz uma bagagem genética
e experiências pessoais; o domínio da cultura ou de parte dela, que se traduz num conjunto de regras e procedimentos simbólicos
estabelecidos entre os pares de uma comunidade; e o campo, ou seja, a sociedade, que tem a função de decidir se uma nova ideia
ou produto é ou não criativo.
(Marcus Tavares. O que é ser criativo no mundo de hoje? www.revistapontocom.org.br. Adaptado.)
Com base na leitura dos textos, redija uma dissertação, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
A criat ividade ainda é possível na acelerada vida contempo

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